terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Instrumentos musicais com material reciclado

Pau de chuva
Foram feitos com rolos de papel que vêem com o tecido (também pode-se utilizar os de cozinha), fita isoladora de electricista e um circulo de cartolina em cada extremidade. Os meninos, é fita-cola.  

Maracas 
Criadas com copos de iogurte sólidos e fita isoladora de electricista (deve-se revestir bem os copos com a fita isoladora para os cantos não magoarem as crianças.). Os copos são colados um ao outro com super cola 3 ou cola quente 



Tambor 
Feito com uma lata de leite de criança. (colei a tampa com cola quente e revesti toda a lata com a fita isoladora de electricista e com papel autocolante de cor. A baqueta fiz com o cabo de uma colher de pau, revestida com fita isoladora e prendi à lata com um cordel de lã). 


Sino 
Fiz através de uma caixa de ovos. Cortei as partes redondas das caixas, pintei com guaches, fiz um furo no meio e passei um cordel de lã, onde coloquei um gizo de gato.


Roca
Com uma tira de tecido, alguma fitas de cetim e ovos kinder. Dentro dos ovos coloquei arroz e massa. depois foi só enrolar os ovos na tira de tecido e ir prendendo com as fitas de cetim. as pontas do tecido juntei e dei um ponto na máquina de costura, por cima coloquei mais uma fita de cetim para tapar a costura.    


Espero que as minhas crianças gostei de utilizar estes instrumentos, como eu gostei de os construir ;o) 


Livro "Os animais da quinta"

Hoje fiz o meu primeiro livro de pano com os animais da quinta. Este vai ser um instrumento de trabalho  para abordar a temática dos animais com crianças de 1 ano de idade.



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Caixinha de canções


De uma caixa de sapatos velha, nasceu esta caixinha :o)


Esta caixinha vai conter vários cartões com as canções que cantamos em sala de aula, cada canção tem uma imagem associada.
Quando a criança quer cantar alguma canção, dirige-se à caixinha das canções e cantamos a canção que a criança escolheu.

domingo, 22 de janeiro de 2012

O Sr. Texturas

Para poder trabalhar as texturas com um grupo de crianças de creche, construí o Sr. Texturas.
O Sr. texturas vai passear a casa de todos os meninos (as) para que cada um lhe acrescente uma nova textura, conforme vai ficando preenchido, vamos explorar essas texturas. Com isto os pais e a escola ficam mais próximos e é uma forma didáctica de abordar o tema com a ajuda de todos.
As crianças adoraram sentir as três primeiras páginas ;o) estou ansiosa para ver o resultado final.