quarta-feira, 24 de junho de 2009

O meu Püppy


No passado dia 20 de Junho de 2009, adquiri um novo "membro" para a família, a mascote, ou seja o Püppy é um cachorrinho com apenas dois meses ;o))
É um encanto, uma ternura. Faz parar qualquer criança e adulto, só para lhe pegar ao colo ou fazer uma caricia.
O Püppy neste momento está a pesar apenas 1,300kg, é uma bolinha de pelo como podem ver na fotografia.
É uma companhia muito doce.

Sítios a visitar...


Se repararem no lado direito do blogue tem um separador que se chama "sítios a visitar", neste separador vou colocando ao longo do tempo, vários sites com informações importantes para professores, educadores, pais e crianças.
Para os pais, professores e educadores, alguns para ajudar no seu trabalho de educar e para as crianças, alguns para brincarem e aprender ao mesmo tempo.
Espero que sejam úteis para quem me visita.

Adolescência



Não há estrelas no Céu (Rui Veloso)

Letra de Carlos Tê

Não há estrelas no céu, a dourar o meu caminho
Por mais amigos que tenha, sinto-me sempre sozinho.
De que vale ter a chave, de casa para entrar
Ter uma nota no bolso para cigarros e bilhar.
O adolescente sente que as estrelas não o guiam, que não o iluminam, e que por muitos amigos que tenha, continua sozinho, sem apoio para tomar decisões e se desabrochar.
Sente que não lhe vale de nada ter chave de casa, se quando sai quer é regressar e quando tem dinheiro, não sabe como o gastar, sente solidão e confusão.

A Primavera da vida é bonita de viver
Tão depressa o sol brilha, como a seguir está a chover
Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar
Parece que o mundo inteiro se uniu para me tramar.
O adolescente está cheio de sentimentos, mas inconstantes na sua nova fase, tanto está contente neste momento, como de repente parece que lhe caiu o mundo em cima. Sente-se "perseguido", uma das características da fase da adolescência.

Passo horas no café. Sem saber para onde ir
Tudo à volta é tão feio, só me apetece fugir.
Vejo-me à noite ao espelho, o corpo sempre a mudar
De manhã ouço o conselho, que o velho tem para me dar.
Sente-se sem rumo, com necessidade de novas experiências e aventuras. Tem um sentimento de sufoco em sítios que lhe parecem que as horas não passam e tudo lhe parece feio, horrível. Sente-se triste com vontade de fugir.
Nesta fase o adolescente sofre com as transformações do seu corpo. Apesar dos pais e professores, lhes explicarem o que se está a passar e porque que estão a sofrer essas alterações, eles acabam por não aceitar bem, devido a conflito de gerações não iguais.

Hu-hu-hu-hu-hu, hu-hu-hu-hu-hu.

Vou por aí às escondidas, a espreitar às janelas
Perdido nas Avenidas, e achado nas vielas.
Mãe, o meu primeiro amor, foi um trapézio sem rede
Sai da frente por favor, estou entre a espada e a parede.
O adolescente mostra grande insegurança perante o seu futuro e mostra-o, andando escondido por ai, só a espreitar, de certa forma para não ser reconhecido por ninguém, andam sempre de cabeça baixa ou disfarçados com o carapuço do casaco.
A mãe... aqui dá para perceber que é a sua figura de vinculação, onde o jovem pode cair, pois vai-se sentir amparado pelos braços da mãe, que o irá proteger sempre, apesar de ele estar em apuros, ou sentir-se entre a espada e a parede, nos seus pensamentos.
A mãe é o seu ponto de abrigo, caso aconteça alguma coisa.

Não vês como isto é duro, ser jovem não é um posto
Ter de encarar o futuro, com borbulhas no rosto.
Porque é que tudo é incerto? Não pode ser sempre assim,
Se não fosse o rock and roll, o que seria de mim.
Aqui o adolescente vê-se em confronto com o seu aspecto físico (por exemplo a questão das borbulhas), para os adolescentes é um caso sério, sentem que não era necessário passar por esta etapa, sentindo-se feios e depois no meio disto tudo até parece que a mãe não os entende.
As mudanças de fisionomia no adolescente é complicada de ultrapassar.
Os jovens nesta fase, refugiam-se na música para fugirem da realidade e se abstraírem do meio que os rodeia.
Sentem dúvidas quanto ao futuro e do que os espera.
A adolescência é uma fase da vida que cada criança tem de passar "obrigatoriamente", como a relação que tem com o meio onde estão inseridos, como a organização definida da sua personalidade.

Não há-á-á estrelas no céu...
No final fica em aberto as dúvidas e incertezas do adolescente.

Carlos Tê retrata nesta letra, muito bem a adolescência. Dá para analisar os sentimentos e as dúvidas dos jovens. Cada estrofe retrata os dilemas e os "problemas" específicos desta fase, a ADOLESCÊNCIA.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Coelhinho

Hoje encontrei um coelhinho muito engraçado na net, no site bunnyhero labs, adoptei-o e baptizei-o como Peter, como o meu coelhinho de verdade que tenho em casa.
Se forem do lado direito do meu bloge, onde está o Peter e com o cursor clicarem no "more", podem alimentá-lo.
Caso queiram ter um coelhinho como o meu ou outro animal de estimação numa página vossa, basta consultarem o site que referi anteriormente e adotarem um.
Alimentem o meu Peter ele vai gostar e recompensa-te com saltinho ;o)

Este é o meu Peter verdadeiro.



Digam lá se não é uma ternura!!!
Adora correr tudo, é muito curioso. Não gosta muito da gaiola, porque ele quer andar sempre a passear e a brincar com o gato lá de casa, assim a gaiola acaba por não ter muito espaço para os dois.
Come quase de tudo, mas não gosta muito de cenouras ( o que é curioso...), prefere verduras e um docinho de vez em quando ;o))