Esta semana comprei um livro para ler nas férias (acompanhado de algum estudo...), "Um bom Pai diz não" de Asha Phillips, da editora Lua de Papel, tomei conhecimento do livro no jornal. É um livro bastante interessante para pais, educadores e professores. Ao longo do livro a autora vai dando exemplos do dia a dia e alguns casos que acompanhou como psicoterapeuta infantil, é um livro de fácil leitura e bastante interessante, não é necessário lê-lo seguidamente, pode-se ler apenas os capítulos que nos interessam.
Sinopse
Os nossos filhos são os melhores do mundo. A não ser naqueles dias em que desatam a espernear no supermercado por causa de um chupa-chupa ou nos atiram aqueles ténis horrorosos que eles próprios nos obrigaram a comprar. Só então nos lembramos da disciplina, levantamos a voz, aplicamos castigos. Passada a tempestade, porém, rapidamente nos esquecemos do episódio. Levados pela pressa ou pela insegurança, esquecemo-nos de que impor limites é uma forma de amar. Ao definir fronteiras conquistamos o respeito dos nossos filhos, ensinamo-los a viver em sociedade, estamos a encaminhá-los para o sucesso.A psicoterapeuta infantil Asha Phillips, ajuda-nos a usar o Não como ferramenta essencial na educação dos filhos. Através de exemplos práticos e de casos que acompanhou diz-nos como e quando dizer não, nas diferentes fases de crescimento dos nossos filhos, até à adolescência. Ao ler o livro, sentimo-nos mais bem preparados - e logo mais livres - para educar os nossos filhos.
Asha Phillips é psicoterapeuta infantil, formada na prestigiada Tavistock Clinic. Trabalhou para os serviços sociais e de educação, bem como em serviços de pediatria e cuidados especiais neonatais de hospitais. Actualmente, exerce a nível particular, atendendo crianças, famílias e casais. É oradora convidada da Tavistock Clinic, e dá regularmente palestras no estrangeiro. É casada, tem duas filhas e vive em Londres.